MOVE+

ADENE lança MOVE+ Pesados de Passageiros

O MOVE+ está agora disponível também para todas as frotas de viaturas pesadas! A ADENE lançou hoje, 9 de maio, o MOVE+ Pesados de Passageiros, na DNA Cascais – Empreendedorismo e Comércio, com o apoio da Cascais Próxima.

A sessão de lançamento contou com abertura de Miguel Casaca, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Próxima e Nelson Lage, Presidente da ADENE. Sobre o MOVE+, Nelson Lage destacou a importância do apoio das empresas à descarbonização das suas frotas, posicionando-as na linha da frente da sustentabilidade na mobilidade, dando ênfase à sua evolução: “Hoje encerramos um ciclo de aprendizagem e de consolidação do MOVE+, ao mesmo tempo que iniciamos uma nova fase, com o objetivo de ampliar o alcance desta iniciativa a um maior número de entidades e de frotas, impulsionando um impacto significativo a nível nacional.” Miguel Casaca fez notar o foco do município de Cascais na transição para uma mobilidade mais sustentável, o seu pioneirismo na utilização de hidrogénio na frota de autocarros do município e a promoção da utilização dos transportes públicos, através da sua gratuitidade.

Tiago Farias, professor do Instituto Superior Técnico, foi orador convidado da sessão e, na sua intervenção, referiu a necessidade urgente de atuar no setor dos transportes uma vez que o seu consumo de energia tem vindo a aumentar, contrariando a tendência dos restantes setores. Reforçou ainda que, para promover a necessária transição, é imperativo evoluir de cidades focadas no transporte individual, atualmente predominantes em Portugal, para cidades centradas no transporte público. Em tom de conclusão, referiu ainda a necessidade de aposta dos operadores em tecnologias mais eficientes e fontes energéticas menos poluentes, na condução mais eficiente e na melhor gestão da operação e da frota, exatamente os temas sobre os quais o MOVE+ Pesados de Passageiros incide.

Como funciona o MOVE+ Pesados de Passageiros

A Hélder Rodrigues, coordenador da área de Mobilidade, Cidades e Territórios da ADENE, coube a apresentação do MOVE+ Pesados de Passageiros, o sistema que se aplica a frotas de viaturas pesadas de passageiros, como é o caso de transportadoras ou entidades de transporte de passageiros.

Fazendo uma abordagem sobre os resultados dos pilotos (CARRIS – Transporte Público de Lisboa, STCP – Sociedade Transportes Coletivos do Porto, Cascais Próxima – Gestão Mobilidade, Espaços Urbanos Energia, E.M, S.A, TREVO – Transportes Rodoviários de Évora e TUB – Transportes Urbanos de Braga), Hélder Rodrigues revelou que a aplicação das medidas de melhoria identificadas em auditorias MOVE+ Pesados de Passageiros resultam numa redução potencial de 30% dos consumos de energia e das emissões de CO2 de uma frota. Cerca de 1300 viaturas demonstram um potencial de redução total de aproximadamente 12 mil toneladas de CO2, dados que reforçam o importante contributo do MOVE+ para a descarbonização do setor dos transportes.

A avaliação da eficiência energética das frotas pesadas de passageiros assenta em 5 áreas: Gestão das Viaturas, Gestão dos Condutores, Gestão da Manutenção, Gestão da Operação e Gestão dos Consumos. Assentando numa abordagem de valorização da comparação com períodos homólogos da própria frota, garante também que existe espaço para melhorias a curto prazo, sem ser necessária uma renovação profunda dos meios de transporte.

O MOVE+ Pesados de Passageiros tem o mesmo funcionamento que o MOVE+ Ligeiros e Pesados de Mercadorias lançados anteriormente, consistindo numa auditoria realizada por técnico independente (na 1.ª auditoria da entidade e a cada 3 anos) ou técnico interno à entidade (nos anos intermédios), qualificados pela ADENE para o efeito.

Os interessados em qualificar-se como auditores MOVE+, podem inscrever-se no próximo curso MOVE+ Frotas para atuarem como auditor MOVE+ para todas as tipologias de viaturas. Profissionais que já tenham realizado um curso MOVE+ anteriormente e estejam já reconhecidos como Gestor ou Auditor de frota MOVE+ para outra tipologia de viaturas, podem entrar em contacto com a equipa do MOVE+ para mais esclarecimentos, através do e-mail movemais@adene.pt.

Desafios à descarbonização de frotas

O MOVE+ e os desafios operacionais da descarbonização de frotas foram debatidos numa mesa-redonda que contou com a participação de Maria Albuquerque, Vice-Presidente do Conselho de Administração da CARRIS, Rui Saraiva, Vogal executivo do Conselho de Administração da STCP, Miguel Casaca, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Próxima e Luís Cabaço Martins, Presidente do Conselho Diretivo da ANTROP – Associação Nacional de Transportes de Passageiros.

No debate, moderado por Paulo Santos, Diretor de Sustentabilidade e Mobilidade da ADENE, as entidades participantes revelaram alguns dos seus compromissos para a descarbonização do setor. A Carris com a renovação da frota e passagem para autocarros elétricos e piloto de autocarro a hidrogénio, a STCP procurando implementar um desfasamento nos horários do transporte de mercadorias dos horários do transporte público. Já a Cascais Próxima testemunhou sobre a aposta em combustíveis alternativos, que lhes permitiu uma redução de 16% de combustível e a sua ambição de, até 2030, ter todos os autocarros com emissões zero, e a ANTROP falou sobre a falta de visão estratégica para o setor, que tem evoluído com ações individuais dos operadores.

Após o debate foram entregues as primeiras classificações MOVE+ Pesados de Passageiros às frotas pioneiras da Carris (representada por Maria Albuquerque), Cascais Próxima (recebida por Miguel Casaca), STCP (com a presença de Rui Saraiva), e TREVO (Luís Cabaço Martins na entrega). A participação destas frotas no processo de pilotos foi essencial para a calibração da metodologia e robustecimento da mesma.

Encerrou a sessão Ana Paula Rodrigues, Vice-Presidente da ADENE, que abordou o percurso do MOVE+: “presenciámos exemplos inspiradores de como a trajetória das emissões das frotas que já abraçaram o MOVE+ se tornou inequivocamente descendente, com uma redução de 7%. Essa conquista demonstra que a descarbonização é possível e que estamos no caminho certo.” Rui Velasco, Diretor de Serviços de Estudos, Avaliação e Prospetiva do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, também no encerramento, reforçou a ideia de que estamos a assistir a um período de grandes mudanças no transporte público e de que o MOVE+, enquanto ferramenta de “discriminação positiva” que premeia boas práticas, desempenha um papel importante no incentivo à descarbonização.

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