MOVE+ Empresas

Uma empresa mais à frente

O MOVE+ Empresas é um sistema de avaliação e classificação que visa apoiar as entidades na sua transição energética, no que concerne às práticas de mobilidade:

Ajuda as empresas a atingir a neutralidade carbónica, apoiando-as na mitigação das suas emissões de âmbito 1, 2 e 3, associadas às práticas de mobilidade.

Ambiciona ser uma ferramenta de apoio ao reporte das emissões associadas à mobilidade das entidades e de suporte à monitorização da implementação e do impacto das práticas de mobilidade sustentável adotadas.

Para quem

O MOVE+ Empresas pode ser aplicado a qualquer entidade, independentemente da sua dimensão ou setor de atividade.

Para permitir que a metodologia seja abrangente e aplicável a qualquer entidade, as ponderações das áreas de avaliação são dinâmicas em função do tipo de atividade da empresa e são disponibilizadas ferramentas de apoio ao diagnóstico da mobilidade dos colaboradores e visitantes da entidade, bem como das emissões associadas a essas deslocações.

As auditorias MOVE+ Empresas constituem um diagnóstico à mobilidade das empresas e o relatório de auditoria que resulta deste processo constitui a base para um Plano de Mobilidade Sustentável da entidade.

O que é avaliado

O MOVE+ Empresas avalia todas as práticas de mobilidade das entidades.

A avaliação assenta em 3 áreas distintas: gestão da operação, gestão de colaboradores e utilizadores e gestão da contratação de bens e serviços.

A metodologia segue a lógica ASI – Avoid, Shift, Improve (evitar, mudar, melhorar), valorizando mais as práticas que permitem reduzir ou evitar atividades que carecem de deslocações, seguidas da mudança para meios de mobilidade mais sustentável e, por fim, a utilização de soluções mais eficientes.

Quem avalia

O sistema é aplicado por auditores reconhecidos pela ADENE para a sua implementação.

Os auditores MOVE+ Empresas são profissionais reconhecidos pela ADENE com experiência na área de auditoria e/ou consultoria na área da sustentabilidade ou gestão ambiental e/ou gestão operacional de frotas e/ou gestão de recursos humanos e/ou contratação de bens e serviços, que garantem a qualidade da avaliação das práticas de mobilidade da sua empresa.

Sendo a classificação MOVE+ alvo de renovações trianuais, a primeira auditoria será efetuada por um Auditor MOVE+ externo à entidade, havendo reporte nos anos intermédios por um auditor/gestor MOVE+ interno ou externo à entidade e podendo ou não haver lugar a renovações intermédias da classificação.