Entidade classificada:

Tecnovia Madeira

Entidade classificadora:

Hélder Galrinho

Classe
Energética

C

Frota:

A frota da Tecnovia Madeira é composta por 201 viaturas, das quais 36 são ligeiras de passageiros, 58 ligeiras de mercadorias, 91 pesadas de mercadorias e 16 pesadas de passageiros. Destas, 27 viaturas ligeiras são elétricas. O bom desempenho nas áreas de Gestão da Manutenção e dos condutores contribuiu para atingir a classe ponderada C, destacando-se a vontade de melhoria contínua e uma política eficaz de aquisição de viaturas mais eficientes e menos poluentes. Com a implementação de todas as medidas sugeridas durante a auditoria, a Tecnovia Madeira poderá alcançar a classificação ponderada de B.

Entidade:

A Tecnovia Madeira foi fundada em dezembro de 1997, beneficiando da vasta experiência e know-how da Tecnovia SA na Região Autónoma da Madeira. A empresa foi criada com o objetivo principal de se dedicar à construção de vias de comunicação, bem como ao fornecimento de materiais relacionados com essa atividade. Entre as suas áreas de atuação incluem-se a construção de vias de comunicação, a produção e o fornecimento de materiais como agregados, betão e betuminoso, obtidos através da exploração de pedreiras. O mercado da Tecnovia Madeira abrange tanto obras públicas como particulares. 

Considerando que a frota da Tecnovia Madeira é responsável por cerca de 80% do consumo global de energia primária e das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) associados à sua atividade, a empresa reconhece que o transporte é um tema de grande relevância, com um impacto significativo na sustentabilidade das suas operações. Nesse sentido, a Tecnovia Madeira entende que a busca por soluções e métodos inovadores na gestão da frota é essencial para promover a melhoria contínua, aumentar a eficiência energética e avançar no processo de descarbonização de toda a sua atividade.

O aumento do uso de fontes de energia cada vez mais renováveis, aliado à sua utilização da forma mais eficiente possível, é o caminho adotado pela Tecnovia Madeira para tornar a empresa mais sustentável e competitiva. Esta abordagem visa responder aos desafios de um mercado exigente, pautado por metas ambientais e de eficiência energética cada vez mais ambiciosas.

Mais informações em: