MOVE+

Entidade classificada:

Águas Públicas do Alentejo

Entidade classificadora:

Sérgio Carmo Fonseca

Classe
Energética

B

Frota:

A Frota da Águas Públicas do Alentejo é constituída por 68 viaturas, 1 delas elétrica. O bom desempenho nas áreas de Gestão da Manutenção e Gestão de Consumos contribuiu para a atingir a classe energética B.

De destacar os requisitos para aquisição de viaturas e a capacitação do Gestor de Frota.

Com todas as medidas sugeridas durante a auditoria, a Águas Públicas do Alentejo poderá obter a classe energética A.

Entidade:

Esta empresa surge na sequência do Contrato de Parceria Pública, para a gestão de forma integrada, dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais celebrado a 13 de agosto de 2009 entre o Estado Português e os municípios de Alcácer do Sal, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arraiolos, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Grândola, Mértola, Montemor-o-Novo, Moura, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Serpa, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vidigueira.

A gestão da energia é uma das prioridades estratégicas do Grupo AdP – Águas de Portugal, no quadro da promoção de níveis de eficiência que garantam a ecoeficiência e a sustentabilidade das suas operações de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.

Com mais de 50% dos custos operacionais a respeitar a consumos de eletricidade o Grupo desenvolveu um plano de gestão de energia tendo como pressupostos a maximização do aproveitamento energético dos ativos e recursos endógenos e a racionalização dos consumos e visando melhorar o seu desempenho energético.
O Plano de Eficiência e de Produção de Energia (PEPE) do Grupo AdP para o período 2017-2020 tem por objetivos reduzir os consumos, aumentar a produção própria e melhorar as condições de aquisição de energia elétrica.
A gestão e operacionalização do PEPE do Grupo AdP envolve cerca de 300 pessoas de todas as empresas do Grupo.

Mais informações em: