MOVE+

Entidade classificada:

Águas do Tejo Atlântico, S.A.

Entidade classificadora:

Sérgio Carmo Fonseca

Classe
Energética

B

Frota:

A Frota da Águas do Tejo Atlântico é constituída por 147 viaturas, 22 delas elétricas ou híbridas. O bom desempenho nas áreas da Gestão de Condutores e Manutenção contribuiu para a atingir a classe energética B.

De destacar os requisitos para aquisição de viaturas e a capacitação do Gestor de Frota.

Com todas as medidas sugeridas durante a auditoria, a Águas do Tejo Atlântico poderá obter a classe energética A.

Entidade:

A Águas do Tejo Atlântico tem como objetivo a recolha, o tratamento e a rejeição de efluentes domésticos e urbanos, de forma regular, contínua e eficiente, provenientes de cerca de 2,4 milhões de habitantes, abrangendo os municípios de Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Oeiras, Peniche, Rio Maior, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

A gestão da energia é uma das prioridades estratégicas do Grupo AdP – Águas de Portugal, no quadro da promoção de níveis de eficiência que garantam a ecoeficiência e a sustentabilidade das suas operações de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.

Com mais de 50% dos custos operacionais a respeitar a consumos de eletricidade o Grupo desenvolveu um plano de gestão de energia tendo como pressupostos a maximização do aproveitamento energético dos ativos e recursos endógenos e a racionalização dos consumos e visando melhorar o seu desempenho energético.
O Plano de Eficiência e de Produção de Energia (PEPE) do Grupo AdP para o período 2017-2020 tem por objetivos reduzir os consumos, aumentar a produção própria e melhorar as condições de aquisição de energia elétrica.
A gestão e operacionalização do PEPE do Grupo AdP envolve cerca de 300 pessoas de todas as empresas do Grupo.

Mais informações em: