Entidade classificada:

Águas do Centro Litoral

Entidade classificadora:

Rui Pereira

Classe
Energética

Frota:

A Frota da Águas do Centro Litoral é constituída por 81 viaturas, 5 delas elétricas ou híbridas. O bom desempenho nas áreas de Gestão de Condutores e Gestão da Manutenção contribuiu para a atingir a classe energética A.

De destacar os requisitos para aquisição de viaturas e a capacitação do Gestor de Frota.

Com todas as medidas sugeridas durante a auditoria, a Águas do Centro Litoral deverá manter a classe energética A.

Entidade:

A Águas do Centro Litoral pretende satisfazer as necessidades da população da região ao nível da quantidade e qualidade da água, abastecendo os municípios de Ansião, Arganil, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Gois, Leiria, Lousã, Mealhada, Miranda do Corvo, Penacova, Penela, Vila Nova de Poiares, aos quais correspondeu em 2016, uma população de cerca de 393 mil habitantes.

A gestão da energia é uma das prioridades estratégicas do Grupo AdP – Águas de Portugal, no quadro da promoção de níveis de eficiência que garantam a ecoeficiência e a sustentabilidade das suas operações de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.

Com mais de 50% dos custos operacionais a respeitar a consumos de eletricidade o Grupo desenvolveu um plano de gestão de energia tendo como pressupostos a maximização do aproveitamento energético dos ativos e recursos endógenos e a racionalização dos consumos e visando melhorar o seu desempenho energético.
O Plano de Eficiência e de Produção de Energia (PEPE) do Grupo AdP para o período 2017-2020 tem por objetivos reduzir os consumos, aumentar a produção própria e melhorar as condições de aquisição de energia elétrica.
A gestão e operacionalização do PEPE do Grupo AdP envolve cerca de 300 pessoas de todas as empresas do Grupo.

Mais informações em: