ADENE lança MOVE+ Empresas

A ADENE deu mais um passo para uma mobilidade sustentável e lançou o MOVE+ Empresas!

As empresas têm agora disponível um instrumento no caminho para a descarbonização das frotas, o MOVE+ Empresas. A ADENE lançou, no auditório das Águas de Portugal, este novo sistema de avaliação e classificação que visa apoiar as entidades na sua transição energética, no que concerne às práticas de mobilidade. Para isso, são avaliadas todas as práticas de mobilidade das entidades como:

  • Deslocações associadas à sua frota e operação;
  • Deslocações de pessoas, como colaboradores e utilizadores;
  • Deslocações de fornecedores, que estão associadas a práticas de contratação de bens e serviços.

Nelson Lage, Presidente da ADENE, referiu na abertura como este é “mais um passo decisivo para uma mobilidade corporativa verdadeiramente sustentável e para a descarbonização do setor.”  José Martins Soares, Presidente da AdP Energias, que também abriu esta sessão, partilhou o caso das frotas das Águas de Portugal e a importância da eficiência neste setor, pelo elevado consumo energético anual.

Fátima Santos, Coordenadora de Desempenho e Negócios da TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, mostrou a visão setorial e o caso concreto do Plano de Mobilidade Empresarial da TIS.  A Hélder Rodrigues, Coordenador de Mobilidade da ADENE, coube apresentar o MOVE+ Empresas, fazendo o seu enquadramento no MOVE+, a metodologia usada e os próximos passos.

A mesa-redonda “Como promover a mobilidade sustentável nas empresas?” moderada por Paulo Santos, Diretor de Sustentabilidade e Mobilidade da ADENE, contou com a participação de Bruna Ferreira, do Departamento de Sustentabilidade e Ambiente da Cartonagem Trindade, Luís Figueiredo, Country Manager de Portugal da Cooltra e Ricardo Pinto, Coordenador de Sustentabilidade Ambiental do Grupo Casais. Foi uma oportunidade para partilharem a realidade destas empresas e também como o MOVE+ as pode ajudar a alcançarem uma mobilidade mais sustentável. 

Após o debate, foram entregues as primeiras classificações MOVE+ Empresas aos projetos-piloto presentes na sessão:  Cartonagem Trindade, SA, Cooltra, Grupo Casais, TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas e a Trafnor-TIS. Estas classificações foram entregues por Ana Paula Rodrigues, Vice-presidente da ADENE, que no encerramento destacou como este foi mais um momento em que a Agência para a Energia cumpre a sua missão de estar mais perto das empresas e dos cidadãos.

Facebook
Twitter
X
Email